domingo, 30 de agosto de 2009

Leis da Física e Leis de trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, no artigo 65, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional.

A função básica do cinto de segurança consiste em impedir que os corpos dos ocupantes de um veículo em movimento sejam projetados para frente, no caso de uma colisão frontal.

Isso ocorre devido a um comportamento natural de qualquer corpo, descrito pelo Primeira lei de Newton: "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele."

Essa propriedade dos corpos de resistir a alterações no movimento é chamada de inércia. Dai, a Primeira lei de Newton ser também conhecida como Princípio da Inércia.

Portanto, quando um veículo a 40km/h sofre uma colisão frontal, sua velocidade cai a zero em uma fração de segundos, mas seus ocupantes permanecem com 40km/h, sendo arremessados contra o parabrisa, no caso dos ocupantes dianteiros, e sobre os ocupantes dianteiros, no caso dos ocupantes do banco traseiro. Exceto se estiverem presos aos bancos pelos cintos de segurança.



Não é apenas uma lei de Trânsito, é uma lei da Física!

A dica é: use o cinto de segurança em todas as vias do território nacional! Não só em vias de grande circulação, mas também em vias de pouca circulação e ao percorrer pequenos trajetos.

Saiba mais: Webmotors.

Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

domingo, 23 de agosto de 2009

Termodinâmica na cozinha.

Um líquido, num frasco aberto, entra em ebulição a partir do momento em que a sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Para a água, isso ocorre a uma temperatura de aproximadamente 100°C.

A panela de pressão permite que os alimentos sejam cozidos em água muito mais rapidamente do que em panelas convencionais. Sua tampa possui uma borracha de vedação que não deixa o vapor escapar, a não ser através de um orifício central sobre o qual assenta um peso que controla a pressão.

Quando em uso, desenvolve-se uma pressão elevada no seu interior. Para a sua operação segura, é necessário observar a limpeza do orifício central e a existência de uma válvula de segurança, normalmente situada na tampa.

A vantagem do uso da panela de pressão é a rapidez do cozimento de alimentos, e isto se deve à temperatura de seu interior, que está acima da temperatura de ebulição da água no local, ou seja, acima de 100ºC.

No interior da panela a água ferve a uma temperatura de cerca de 120°C.

Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento não será alterado, pois a temperatura não varia.



A dica é: sempre que iniciar a fervura, seja na panela de pressão ou numa panela convencional, abaixe o fogo. Você estará economizando o gás (necessário para mante o fogo) sem alterar o tempo de preparo do alimento.

Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

domingo, 16 de agosto de 2009

As cinco maiores idéias da ciência.

"Em linguagem simples e usando termos de fácil compreensão, o livro 'As cinco Maiores Idéias da Ciência' oferece um excelente antidoto para qualquer caso de falta de conhecimento científico.
Ajudando o leitor comum a definir e a explorar as cinco maiores disciplinas científicas, apresentando a teoria fundamental que permeia cada uma delas.

Este é o texto da "orelhinha" do livro "As cinco Maiores Idéias da Ciência", dos professores Chales M. Wynn e Arthur W. Wiggins, publicado pela Ediouro sob o selo Prestígio Editorial.

A dica é: leiam o livro. Vocês verão a física, a química, a astronomia, a geologia e a biologia de uma forma mais íntima, percebendo como estão relacionadas entre si e com o mundo atual.

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

domingo, 9 de agosto de 2009

Tanques, combustível e dilatação térmica.

A gasolina e o álcool são vendidos por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume desses combustíveis.

Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de combustíveis são subterrâneos, na tentativa de manter a temperatura o mais constante possível.

Se a gasolina e o álcool fossem vendidos por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação térmica estaria resolvido. Mas por questões práticas, isso se torna inviável.

A dica é: procure abastecer seu veículo pela manhã, o mais cedo possível, pois a temperatura é mais baixa nesse período do dia. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você está comprando mais massa de combustível para cada litro.

Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

domingo, 2 de agosto de 2009

Economize até 20% de tinta.

Uma agência de comunicação holandesa desenvolveu uma maneira criativa de economizar tinta ao imprimir documentos. Veja o video.



A dica é: acesse o sítio Ecofont, baixe a fonte econômica e teste. Não sei se funciona para documentos de uso profissional, mas para aqueles de uso pessoal, vale a pena experimentar e economizar.

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo?
O blog é atualizado aos domingos.