quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ciência no Brasil - INMETRO

O Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade (INMETRO), fundado em 1973, é ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.


Tem por objetivo fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade pela adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

É o instituto que realiza pesquisas e avaliações de materiais de consumo colocados à venda no mercado, verificando sua qualidade, especialmente nos aspectos ligados à saúde, à segurança e ao meio ambiente.

Sua marca funciona como selo de qualidade para produtos que são aprovados em seus testes.

A dica é: conheça mais sobre o INMETRO. Acesse http://www.inmetro.gov.br/

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 25 de outubro de 2009


Você já viu este selo antes? Sabe o que é PROCEL?

Procel é o Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica, criado em 1985. A partir de 1991 o Procel foi ampliado e transformado em programa de governo e através do seu selo, que comprova a eficiência energética de um eletrodoméstico, o Inmetro vem classificando os aparelhos em categorias que vão de "A" a "G".

O objetivo fundamental do programa é racionalizar o uso da energia elétrica evitando o despesdício e reduzindo custos de produção e distribuição da energia.

O selo Procel, contudo, é um símbolo que visa a orientação ao consumidor que, ao comprar um aparelho eletrodoméstico, tem a segurança de que está adquirindo um produto cuja eficiência energética foi testada e comprovadamente consome menos energia que outros produtos semelhantes.

Portanto, a dica é: na compra do seu proximo eletrodoméstico, procure o selo Procel. Pode até ser que o produto custe um pouco mais, mas lembre-se que ele consumirá menos energia e o retorno do investimento é garantido.

Saiba mais:
Procel e o meio ambiente.
Equipamentos com o selo.
Selos de eficiência energética.

Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post.
O blog é atualizado aos domingos.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ciência no Brasil - Observatório Nacional

O Observatório Nacional (ON) integra o conjunto de institutos subordinados ao MCT.

Tem como objetivo principal o desenvolvimento de pesquisas científicas nas áreas de astronomia, astrofísica e geofísica, acompanhando suas aplicações e atuando como um dos pólos nacionais de formação e aperfeiçoamento de pesquisadores por meio dos cursos de mestrado e doutorado que organiza.

É o mais antigo observatório em operação no país. Foi fundado em 1827.

A dica é: conheça mais sobre o ON. Acesse www.on.br

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 18 de outubro de 2009

O horário de verão começa na primavera!

Entre outubro e fevereiro, a cada ano, nos estados das regiões Sul e Sudeste e em Goiais e no Distrito Federal, os relógios permanecem adiantados em uma hora, passando a vigorar o horário de verão.

Essa medida, que se repete todos os anos, visa promover a economia de energia, permitindo um melhor aproveitamento do período de iluminação natural do dia, que é maior nessa época do ano.

Isso se deve ao fato de que a partir do equinócio da primavera, os dias passam a ser mais longos do que as noites. Portanto, na primavera e no verão a luminosidade ao longo do dia dura mais de 12 horas.

Esse fenômeno está diretamente ligado a inclinação do eixo imaginário da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, fato que marca a existência das estações do ano.

A dica é: acerte seu relógio e saiba mais sobre o horário de verão visitando os links abaixo.

Links:
Hora Legal Brasileira
How Stuff Works - Como funciona o horário de verão

Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ciência no Brasil - CBPF

Localizado no bairro da Urca, zona sul do Rio de Janeiro, o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF- tem como objetivo a investigação científica básica e o desenvolvimento de atividades acadêmicas de extensão e pós-graduação em Física Teórica e Experimental.

Hoje é subordinado ao MCT. Foi fundado em 1949.

A dica é: saiba mais sobre o CBPF. Acesse http://www.cbpf.br/

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 11 de outubro de 2009

Ciência no Brasil - MCT

Inspirado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2009, estou inalgurando uma série de postagens sobre o tema: Ciência no Brasil.

Com a indicação de uma série de Institutos e Centros de Pesquisas brasileiros, vocês podem conhecer um pouco mais sobre a ciência que é feita aqui no Brasil.

Vamos começar com o Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT. Localizado na Esplanada dos Ministérios - Brasília - DF, é responsável pela política nacional de C&T e congrega algumas das principais instituições e organismos governamentais ligados à C&T. Foi fundado em 1985.

A dica é: conheça mais sobre o MCT. Acesse www.mct.gov.br

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 4 de outubro de 2009

A Ciência contra o desperdício: o efeito Joule e a Eficiência Energética.

Toda vez que um condutor elétrico é aquecido devido a passagem de uma corrente elétrica, significa que parte da energia elétrica está sendo convertida em energia térmica (calor). Esse fenômeno é conhecido na Física como Efeito Joule.

O efeito Joule ocorre devido a resistência elétrica que todo condutor impõe à passagem de um fluxo de cargas (corrente elétrica), quando submetido a uma tensão elétrica (voltagem).

O efeito Joule pode ser entendido como o resultado da colisão entre os elétrons e os átomos da estrutura do material condutor.

Entre as inúmeras recomendações dadas por especialistas e divulgada pela mídia para a economia de energia elétrica em uma residência, temos:
  • Acumule uma quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez.
  • Evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente.
  • Utilize, na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados às suas finalidades.
A característica comum de todas essas recomendações é a proposta de economizar energia através da tentativa de, no dia-a-dia, reduzir o consumo de energia elétrica convertida em energia térmica (calor). Este é o principal conceito por trás da Eficiência Energética.

A dica é: siga as recomendações do texto e preste atenção ao modo de usar equipamentos elétricos, para minimizar as perdas de energia provocadas pelo efeito Joule.

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente o post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.