domingo, 29 de novembro de 2009

Normas de circulação para ciclistas, tá no código!

Quando se fala de congestionamentos no trânsito das grandes cidades, normalmente, a bicicleta é apontada como uma solução viável e barata.

Sempre usam como exemplos o uso intenso da bicicleta em países como o Japão ou da comunidade européia.

Particularmente, acho péssimos exemplos, já que o clima desses países não se assemelha ao clima do Brasil. Aqui, com temperaturas beirando os 40ºC, pedalar até o local de trabalho significa suar, e muito, a camisa, antes mesmo de pegar no batente.

Pedalar no inverno europeu me parece muito mais agradável do que pedalar sob o sol do Rio de Janeiro no caminho para o trabalho.

Porém, em outras situações, como ir à padaria ou à banca de jornal no fim de semana, a bicicleta é o veículo ideal. E como todo veículo, o trânsito das bicicletas deve seguir o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

O ciclista deve transitar na pista de rolamento, em seu bordo direito, e no mesmo sentido do fluxo de veículos. Embora o ideal seja mesmo o trânsito em ciclovias.

A bicicleta tem preferência sobre os veículos motorizados. Mas o ciclista precisa tomar seus cuidados. Trajar roupas claras e sinalizar com antecedência todos os seus movimentos são regras básicas.

A dica é: siga o exemplo dos ciclistas profissionais, que geralmente levam todos os aspectos de segurança muito a sério.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ciência no Brasil - Ibama

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), atua em diversas frentes com o objetivo de garantir que as ações públicas e privadas que interfiram na qualidade dos recursos ambientais sejam acompanhadas e mantidas com padrão que garanta o equilíbrio ambiental e conduza ao desenvolvimento econômico ecologicamente sustentável.

Fundado em 1989, é ligado ao Ministério do Meio Ambiente.

A dica é: visite http://www.ibama.gov.br/ e saiba mais sobre a atuação do Ibama.

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 22 de novembro de 2009

Feriado.

Olá pessoas.

Em virtude do feriado não teremos dicas novas hoje.

Continuem acompanhando a série Ciência no Brasil, atualizada toda quarta-feira, a até o próximo domingo.

Bom feriado!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ciência no Brasil - Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) é vinculada ao ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Tem como missão viabilizar soluções para o desenvolvimento agropecuário do país por meio de geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias, visando o aumento da produtividade no campo, a redução dos custos e a modernização dos sistemas de produção, a sustentabilidade da atividade agrícola e a melhora da qualidade de vida da sociedade brasileira.

Fundada em 1973, está presente em quase todos os estados da federação.

A dica é: visite o endereço http://www.embrapa.br/ e veja como a embrapa atua nas mais diversas localidades do nosso Brasil.

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 15 de novembro de 2009

Padrão brasileiro de plugues e tomadas

Diversos modelos de plugues e tomadas estão, atualmente, em uso no Brasil, mas, neste caso, a variedade não é um bom sinal para o consumidor.

Quem é que já não comprou um equipamento elétrico e teve que usar algum tipo de adaptador para poder ligá-lo à tomada? E aquele fio, geralmente, de cor verde que acompanha geladeiras, fogões e outros equipamentos que quase ninguém sabe o que fazer com ele? Onde ligá-lo?

Nesses casos, o uso de adaptadores nem sempre conferem a segurança necessária para o bom funcionamento do aparelho. Muitos adaptadores podem funcionar como elemento resistivo ligado ao aparelho, provocando sobrecarga na instalação e desperdício de energia. A imperfeição dos encaixes geram situações de risco de choques elétricos.

Já o fio verde é o aterramento do aparelho. A ligação terra serve para evitar que a carcaça do aparelho fique eletrizada, dando maior segurança ao consumidor ao evitar que este receba uma descarga elétrica ao tocar o aparelho. De acordo com o Padrão brasileiro de pluges e tomadas, este fiozinho verde de aterramento vai desaparecer, e os aparelhos que possuem necessidade de aterramento terão um plugue de três pinos.


O Padrão brasileiro de plugues e tomadas torna mais eficiente o contato elétrico na tomada e se configura como medida preventiva de uma série de transtornos causados pela diversidade de modelos de plugues e tomadas existente no mercado.

Os plugues já vem sendo substituídos desde 2006, e o prazo para a indústria e o comércio termina em dezembro de 2009.

Já as tomadas, principalmente residenciais, não tem prazo estabalecido. Sua troca fica por conta do consumidor, na medida que julgar necessário.

A dica é: assim que possível providencie a troca das tomadas em sua residência. Faça de forma gradativa, na medida que for necessário, de uma em uma, até que todas já estejam dentro do padrão.

Saiba mais.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ciência no Brasil - CETEM

O Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) é um instituto de pesquisa subordinado ao MCT.

Fundado em 1978, tem como objetivo fundamental a realização de pesquisas, desenvolvimento e adaptação de tecnologias para a exploração dos recursos minerais distribuídos em todo o território nacional.

A dica é: Acesse http://www.cetem.gov.br/ e conheça mais sobre o CETEM.

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 8 de novembro de 2009

Os 100 Maiores ...


"Quem são os maiores cientistas e por quê? O livro Os 100 Maiores Cientistas da História responde tais perguntas, de Arquimedes a Newton, a Einstein e a Hawking. O autor relata a vida e os feitos das personalidades mais influentes no mundo na área da ciência por meio de sumários biográficos que retratam o contexto histórico e científico em que estão inseridos. Levando em consideração a tradição da COLEÇÃO 100, John Simmons apresenta os cientistas de acordo com a influência que cada um exerceu para a humanidade.

Selecionadas com a ajuda e as informações de proeminentes cientistas e historiadores científicos, essas figuras representam a maior fonte possível de empenhos e realizações. Constituída de físicos, astrônomos, médicos, químicos, biólogos, psicólogos e antropólogos, a lista inclui aqueles que descobriram as leis de movimento, os princípios da química, a estrutura do átomo, o formato do universo, a evolução da vida, bem como as aflições do corpo e da mente."

Como de costume, reproduzo parte do texto da orelhina do livro: Os 100 Maiores Cientístas da História. Como um admirador desse tipo de coletânea, não poderia deixar de indicar a leitura e a propriedade deste livro que, ao meu ver, é indispensável para os amantes e admiradores da ciência.

Conhecer um pouco da trajetória profissional e da vida pessoal desses protagonistas da história da ciência humaniza as teorias que estudamos nos livros didáticos.

Portanto, a dica é: leiam (e se possível adquiram) o livro Os 100 Maiores Cientistas da História. Lembre-se que a ciência foi feita por pessoas, e nada melhor que conhecê-las.

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ciência no Brasil - CTA

O Centro Técnico Aeroespacial (CTA) é uma organização subordinada ao Ministério da Defesa, fundada em 1953.

Tem por finalidade a realização das atividades técnico-científicas relacionadas com ensino, pesquisa e desenvolvimento aeroespacial.

Possui 4 institutos integrados, destacando-se o Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Desenvolveu o VLS (Veículo Lançador de Satélites).

A dica é: conheça mais sobre o CTA, acesse http://www.cta.gov.br/

Ciência no Brasil será atualizado às quartas-feiras.

domingo, 1 de novembro de 2009

Feriado.

Olá pessoas!

Em função do feriado, não teremos uma dica nova neste domingo.

Continuem acompanhando o série Ciência no Brasil, toda quarta-feira. E no próximo domingo, tem dica nova para vocês.

Bom feriado a todos!