domingo, 9 de agosto de 2009

Tanques, combustível e dilatação térmica.

A gasolina e o álcool são vendidos por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume desses combustíveis.

Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de combustíveis são subterrâneos, na tentativa de manter a temperatura o mais constante possível.

Se a gasolina e o álcool fossem vendidos por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação térmica estaria resolvido. Mas por questões práticas, isso se torna inviável.

A dica é: procure abastecer seu veículo pela manhã, o mais cedo possível, pois a temperatura é mais baixa nesse período do dia. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você está comprando mais massa de combustível para cada litro.

Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

7 comentários:

  1. É importante lembrar que os preços costumam mudar na virada do dia. Se ia abastecer 50 litros à noite e deixar para o dia seguinte, você ganha 2% de massa, mas perde 5% de custo por litro.

    Dados:
    Coeficiente de dilatação volumétrico do combustível = 0,001/°C
    Variação de temperatura = 20°C (30°C à tarde, caindo para 10°C de madrugada)
    Variação do preço do combustível = 5% (aumenta de R$2,00 para R$2,10 de um dia para o outro)

    No fim das contas, você perde 2,5% de dinheiro, se não tiver boa sorte, além de boas horas de sono.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que legal! Abastecer pela manhã seria mais vantajoso, pois ao longo do dia com o aumento da temperatura o volume iria aumentar, é isso? :)

    ResponderExcluir
  3. Beatriz, a vantagem pode ser ilusória. De fato, o volume aumenta. Mas na queima do combustível as moléculas da gasolina reagem com as moléculas de oxigênio e, nesse momento, o que importa é a massa, e não o volume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi... Se o volume aumenta, a massa não? E se adquirirmos gasolina + fria, não estamos adquirindo + volume e + massa?

      Excluir
    2. Adquirindo gasolina mais fria, estamos adquirindo menos volume. A massa não muda. Matematicamente, Massa = Densidade x Volume. Se a temperatura aumenta, aumenta o volume e diminui a densidade. A massa não se altera. Se a temperatura diminui, o volume diminui e a densidade aumenta. A massa também não se altera.

      Excluir
    3. Ou seja, quer dizer que com o aumento da temperatura a massa diminui ocasionando em um gasto maior, é isso?

      Excluir