domingo, 20 de setembro de 2009

No século XXI, reciclagem deve ser preocupação do consumidor.

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira, grande parte é destinada à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo séculos.

Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é estimular a produção de plásticos recicláveis para reduzir a demanda de matéria prima não renovável e o acúmulo de lixo.

Como existe vários tipos de pláticos e outros materiais recicláveis, é comum as embalagens possuírem símbolos que indicam o tipo de material utilizado na sua produção.


Cada número corresponde a um material:
1 - politereftalato de etila (PET);
2 - polietileno de alta densidade (PEAD);
3 - policloreto de vinila (V ou PVC);
4 - polietileno de baixa densidade (PEBD);
5 - polipropileno (PP);
6 - poliestireno (PS);
7 - outros.

A dica é: procure centros de reciclagem ou coleta seletiva, próximos à sua residência ou ao seu trabalho, e verifique que tipo de material eles recebem para reciclar (alguns até pagam por determinados materiais).

No momento da compra, dê preferência àquelas embalagens cujos materiais podem ser encaminhados para o centro de reciclagem.

Assim você irá redizir o lixo produzido na sua casa e na empresa onde trabalha. Praticando o consumo consciente, todos ganham. A sociedade e o meio ambiente.

Em tempo: encontrei os símbolos da reciclagem no blog da jornalista Ísis Diniz.
O texto sobre os símbolos da reciclagem você encontra aqui.
Já o blog Xis-xis, da jornalista Ísis Diniz pode ser acessado clicando aqui.

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente este post.
O blog é atualizado aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário