domingo, 14 de junho de 2009

Ainda sobre lâmpadas: lâmpadas halógenas.

Uma lâmpada incandescente é composta por um filamento (fio extremamente fino) de tungstênio dentro de um bulbo de vidro. O filamento de tungstênio, por ser mais fino que o fio que alimenta a lâmpada, possui uma resistência elétrica bem maior que as outras partes do circuito. Com isso ele aquece, com a passagem de corrente elétrica, a ponto de "pegar fogo", ou seja, ficar incandescente.

Portanto, a luz gerada por uma lâmpada incandescente utiliza, basicamente, o mesmo princípio de uma vela. A luz é gerada por meio do aquecimento de um material. Mas por que o fio não pega fogo literalmente? - Pela falta de oxigênio dentro da lâmpada.

O interior da lâmpada, onde está o filamento, é composto de uma atmosfera de argônio ou nitrogênio, gases inertes, ou seja, que não reagem com o tungstênio, gerando a combustão.

Porém, com o uso, o tungstênio irá evaporar, deixando o filamento cada vez mais fino, até a lâmpada "queimar" (o filamento arrebenta!).

Para prolongar a vida útil de uma lâmpada incandescente, pode-se substituir o argônio ou nitrogênio por um gás halogênio. Esse gás recupera o tungstênio que evapora do filamento quando a lâmpada está acesa, depositando o vapor novamente no filamento (saiba mais). Essa "reciclagem" prolonga a vida útil da lâmpada de 2 a 4 vezes em relação a lâmpada comum.

A dica é: se você deseja usar uma lâmpada incandescente, tem a opção de usar a incandescente halógena, que possui uma durabilidade maior. Mas siga sempre as instruções do fabricante, pois elas não servem em qualquer tipo de luminária (saiba mais).

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

Um comentário:

  1. me ajudou demais na hora de trocar os meus materiais eletricos zona norte SP, obrigada mesmo, usei as dicas e aprovei muito parabéns!!

    ResponderExcluir