domingo, 28 de junho de 2009

Resistência de 220V em chuveiro de 127V, pode?

É uma prática comum as pessoas comprarem uma resistência de chuveiro 220V para substituir uma resistência queimada em um chuveiro 127V. A justificativa é sempre a economia. Dizem que assim há economia de energia elétrica e um aumento na durabilidade da resistência. Será?

Primeiro, um esclarecimento: o nome correto do dispositivo é resistor, pois resistência elétrica é uma propriedade de qualquer condutor de eletricidade.

Alguns alunos já me questionaram sobre o assunto, daí começo a explicação com a seguinte pergunta: qual é a função do resistor do chuveiro? - Aquecer a água que passa por ele.

Por isso devemos ter atenção nas especificações de tensão e potência, no momento da compra de um resistor (ou mesmo um chuveiro). No mercado temos diversas opções: 127V-3200W; 127V-4500W; 220V-3200W; etc. A potência é que especifica o quanto de energia será utilizada para aquecer a água. Quanto maior a potência, maior a temperatura que a água poderá atingir.

Daí, quando ligamos um resistor de 220V-4400W em uma rede 127V, por exemplo, sua potência será reduzida em aproximadamente 1/3 do valor nominal. Ele não dissipará 4400W para aquecer a água e sim 1470W, aproximadamente.

Com a água mais fria, uma pessoa no banho tem a tendência de diminuir vazão do chuveiro. Com menos água, o banho fica mais demorado, e a "economia" vai por água abaixo.

A dica é: siga sempre as recomendações e especificações do fabricante. Não só no chuveiro mais em qualquer outro aparelho. Ele (o fabricante) melhor do que ninguém sabe como utilizar de maneira mais eficiente o aparelho que ele mesmo projetou, não acha?

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

12 comentários:

  1. Beleza professor, mas no meu caso, em que um resistor de 127 V está esquentando a água demais, trocar pelo de 220 V é uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  2. fiz isso troque o resistor 127v por um 220v e ficou ótima a temperatura da água, lembrando que minha tenção é 127v . valew.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ PROFESSOR. A REDE AQUI É 127/220V, E MINHA INSTALAÇÃO É TRIFÁSICA MEU CHUVEIRO FUNCIONA NA TENSÃO 127V.
    PORÉM QUERO SUBSTITUIR OS MEUS CHUVEIROS DE 127V PARA 220V E A DUVIDA É SE POSSO COLOCAR DUAS FASES 127V NO CHUVEIRO 220V POIS FASE E FASE ME DARÁ 220V. E O ATERRAMENTO DO CHUVEIRO O QUE FAÇO POIS SÓ VOU UTILIZAR A FASE SEM O NEUTRO? UM ABRAÇO E OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. boa noite a minha duvida e a tesao da minha casa e 220 e o chuveiro e 110 como eu faço para estalar o chuveiro ligo os 2 fase e o neutro ligo no verde do chuveiro deste de ja obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio, espero que não tenha feito isto, caso fez? desfaça. o fio verde é somente para o Terra, até mesmo se o neutro do seu imóvel estiver ligado a terra na caixa de entrada. as estruturas dos chuveiros são praticamente as mesmas para 127V ou 220V porém o fio da alimentação é maior no caso do 127V se você for aumentar a tensão de alimentação do chuveiro também para 220V procure continuar com a mesma potência anterior, na situação inversa isso seria um desastre. boa sorte

      Excluir
  5. Olá. As tomadas da minha casa são de 127v, mas eu mudei pra cá há pouco tempo e o resistor queimou. No chuveiro, está escrito 220v. É possível que mesmo que as tomadas e lâmpadas sejam 127v, a ligação para o chuveiro seja de 220v?

    ResponderExcluir
  6. ganhei uma ducha elétrica advanced multitemperaturas marca lorenzzete; só que ela é 220w, e na minha residencia é 110w, eu posso trocar a resistencia para 110, vai funcionar normal?, ou pode ocorrer riscos de choque ou simplesmente nao vai funcionar.

    ResponderExcluir
  7. Comprei uma resistencia 220 para rede 127 a agua nao esquenta dai me veio a ideia utilizei os terminais da velha e inves de uma fiz duas resistencia partindo no meio a agua esquenta e a luz nao cai tanto parece ser mais economico ok

    ResponderExcluir
  8. Professor você pode justificar, como esta potência do chuveiro cai 1/3 ao trocarmos a tensão de 220V para 127V?

    ResponderExcluir
  9. Meu chuveiro é 220v. Gostaria de saber se posso comprar um resistor 100v para colocar no lugar? (Na minha cabeça pelo filamento ser mais grosso/espesso, pode fazer durar mais).

    ResponderExcluir
  10. posso usar um resistor 127 v num chuveiro 220 v com potência de 7700Ws?

    ResponderExcluir