
Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos postos de combustíveis são subterrâneos, na tentativa de manter a temperatura o mais constante possível.
Se a gasolina e o álcool fossem vendidos por kg em vez de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação térmica estaria resolvido. Mas por questões práticas, isso se torna inviável.
A dica é: procure abastecer seu veículo pela manhã, o mais cedo possível, pois a temperatura é mais baixa nesse período do dia. Abastecendo com a temperatura mais baixa, você está comprando mais massa de combustível para cada litro.
Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.
O blog é atualizado aos domingos.
É importante lembrar que os preços costumam mudar na virada do dia. Se ia abastecer 50 litros à noite e deixar para o dia seguinte, você ganha 2% de massa, mas perde 5% de custo por litro.
ResponderExcluirDados:
Coeficiente de dilatação volumétrico do combustível = 0,001/°C
Variação de temperatura = 20°C (30°C à tarde, caindo para 10°C de madrugada)
Variação do preço do combustível = 5% (aumenta de R$2,00 para R$2,10 de um dia para o outro)
No fim das contas, você perde 2,5% de dinheiro, se não tiver boa sorte, além de boas horas de sono.
Nossa, que legal! Abastecer pela manhã seria mais vantajoso, pois ao longo do dia com o aumento da temperatura o volume iria aumentar, é isso? :)
ResponderExcluirBeatriz, a vantagem pode ser ilusória. De fato, o volume aumenta. Mas na queima do combustível as moléculas da gasolina reagem com as moléculas de oxigênio e, nesse momento, o que importa é a massa, e não o volume.
ResponderExcluirNão entendi... Se o volume aumenta, a massa não? E se adquirirmos gasolina + fria, não estamos adquirindo + volume e + massa?
ExcluirAdquirindo gasolina mais fria, estamos adquirindo menos volume. A massa não muda. Matematicamente, Massa = Densidade x Volume. Se a temperatura aumenta, aumenta o volume e diminui a densidade. A massa não se altera. Se a temperatura diminui, o volume diminui e a densidade aumenta. A massa também não se altera.
ExcluirOu seja, quer dizer que com o aumento da temperatura a massa diminui ocasionando em um gasto maior, é isso?
Excluirmuito interesante
ResponderExcluir