domingo, 15 de novembro de 2009

Padrão brasileiro de plugues e tomadas

Diversos modelos de plugues e tomadas estão, atualmente, em uso no Brasil, mas, neste caso, a variedade não é um bom sinal para o consumidor.

Quem é que já não comprou um equipamento elétrico e teve que usar algum tipo de adaptador para poder ligá-lo à tomada? E aquele fio, geralmente, de cor verde que acompanha geladeiras, fogões e outros equipamentos que quase ninguém sabe o que fazer com ele? Onde ligá-lo?

Nesses casos, o uso de adaptadores nem sempre conferem a segurança necessária para o bom funcionamento do aparelho. Muitos adaptadores podem funcionar como elemento resistivo ligado ao aparelho, provocando sobrecarga na instalação e desperdício de energia. A imperfeição dos encaixes geram situações de risco de choques elétricos.

Já o fio verde é o aterramento do aparelho. A ligação terra serve para evitar que a carcaça do aparelho fique eletrizada, dando maior segurança ao consumidor ao evitar que este receba uma descarga elétrica ao tocar o aparelho. De acordo com o Padrão brasileiro de pluges e tomadas, este fiozinho verde de aterramento vai desaparecer, e os aparelhos que possuem necessidade de aterramento terão um plugue de três pinos.


O Padrão brasileiro de plugues e tomadas torna mais eficiente o contato elétrico na tomada e se configura como medida preventiva de uma série de transtornos causados pela diversidade de modelos de plugues e tomadas existente no mercado.

Os plugues já vem sendo substituídos desde 2006, e o prazo para a indústria e o comércio termina em dezembro de 2009.

Já as tomadas, principalmente residenciais, não tem prazo estabalecido. Sua troca fica por conta do consumidor, na medida que julgar necessário.

A dica é: assim que possível providencie a troca das tomadas em sua residência. Faça de forma gradativa, na medida que for necessário, de uma em uma, até que todas já estejam dentro do padrão.

Saiba mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário