domingo, 13 de dezembro de 2009

O espaço público é de todos, mantenha-o limpo.

Recentemente a prefeitura do Rio de Janeiro lançou um Plano Estratégico com 46 metas de gestão para a cidade até 2012, e uma delas é a redução anual de 8% do lixo público das ruas.

Com o objetivo de mobilizar e conscientizar a população, a Prefeitura criou os Lixômetros, painéis que monitoram a evolução do lixo público produzido por dia e por pessoa, que se encontram espalhados pela cidade.

A sujeira jogada na via pública ou nas margens das rodovias estimula a proliferação de insetos e de roedores, o que favorece a transmissão de doenças contagiosas. Fora a degradação ambiental gerada pela presença do lixo em local inadequado.

Custa muito caro para a sociedade manter limpos os espaços públicos e recuperar a natureza afetada.

A população que transita pelas ruas de uma cidade ou em espaços de convívio coletivo, deve lembrar sempre que, embora o serviço de limpeza seja de competência dos agentes públicos, a manutenção da limpeza é dever de todos.

A dica é: não jogue lixo na via pública, nos terrenos baldios ou na vegetação à margem das rodovias.


Ao observar situações que agridem a natureza, sujam os espaços públicos ou que também podem causar riscos para o trânsito, de automóveis ou pedestres, solicite ou colabore com sua remoção e limpeza.

O blog é atualizado aos domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário