domingo, 18 de abril de 2010

Origens e Evolução das Idéias da Física.

"Numa linguagem simples, as origens e evolução das idéias da Física são apresentadas, partindo das noções iniciais introduzidas pelos filósofos gregos, até as concepções atuais da Teoria da Relatividade e da Física Quântica. Este livro interessa especialmente aos estudantes de ciências e engenharia e aos professores de ciências, mas o público em geral interessado em conhecer a história da Física, nele encontrará uma leitura informativa."

É assim que se define esse excelente livro, que deve fazer parte do acervo de qualquer professor de ciências, não só de Física. Como sempre digo aos meus alunos: a Natureza está pouco interessada se nós humanos fazemos distinção entre Física, Química, Biologia , etc... A Natureza é uma só, e essa divisão é pura didática.

Escrito por professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como organizador o professor José Fernando Moura Rocha, e editado pela editora da própria UFBA, o livro descreve em cinco capítulos as origens e a evolução dos conceitos e idéias presentes nos principais ramos da Física: o Eletromagnetismo, a Mecânica, a Termodinâmica, a Relatividade e a Física Quântica. Conceitos que estão presentes também em outros ramos da Ciência.

Se entendermos a origem dos conceitos que utilizamos hoje, e que tentamos ensinar-aprender em sala de aula, nosso trabalho de ensino-aprendizagem se torna mais fácil.

A dica é: procurem ler "Origens e Evoluções das Idéias da Física".  Para você, professor, será enriquecedor; e para você, estudante, será esclarecedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário