domingo, 25 de abril de 2010

De olho no velocímetro.

A velocidade é um grande fator de risco de acidentes de trânsito. Além disso, determina, em proporção direta, a gravidade do acidente.

Alguns motoristas acreditam que a velocidades mais altas podem se livrar com mais facilidade de algumas situações difíceis no trânsito. E que devagar demais é mais perigoso que andar depressa.

Mas não é bem assim. Reduzir a velocidade é o primeiro procedimento que se deve tomar na tentativa de evitar um acidente.

Estima-se que o tempo de reação de um motorista ao volante e por volta de 2s. Sendo assim, em uma rodovia, trafegando a 90km/h, em 2s, um motorista percorre 50m entre tirar o pé do acelerador e pisar no freio!

A velocidade de 90km/h é equivalente a velocidade de 25m/s. Isso significa que, nessa velocidade, a cada 1s um automóvel percorre 25m. 

Para obter essa equivalência basta dividir a velocidade em km/h por 3,6 (90/3,6 = 25).

A velocidade máxima permitida para cada via é indicada por meio de placas. Onde não há indicação, vale o seguinte: (em vias urbanas)
  • 80km/h nas vias de trânsito rápido.
  • 60km/h nas vias arteriais.
  • 40km/h nas vias colaterais.
  • 30km/h nas vias locais.

A dica é: respeite os limites de velocidade em cada via. Além de mais seguro é mais econômico, pois você também estará livre das multas por excesso de velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário