domingo, 16 de maio de 2010

Fatores que influenciam o consumo de energia.

O consumo de energia elétrica residencial depende, basicamente, de três fatores:

  • potência do equipamento elétrico;
  • horas de funcionamento;
  • número de equipamentos em funcionamento.

Quero chamar atenção ao fato de que todos os fatores que influem no consumo, podem ser controlados pelo próprio consumidor.

No momento da compra, preste atenção nas informações técnicas do aparelho. A potência sempre têm lugar de destaque. Você verá um número seguido do símbolo "W" (watts). Por exemplo, uma lâmpada pode vir com a indicação 127V - 60W (tensão em volts e potência em watts).

Compre o equipamento com uma potência que atenda suas necessidades.

O número de horas de funcionamento também é fundamental. Quanto mais tempo ligado, maior será o consumo. O aparelhos que ficam na função "stand by" também gastam energia.

Na hora de dormir, ou quando for permanecer fora de casa por um período longo, retire os aparelhos da tomada. Se preferir, use um filtro de linha para facilitar o serviço.

E por último, o número de equipamentos em funcionamento. Só deixe ligado aqueles equipamentos que você esteja efetivamente utilizando. Não deixe a TV ligada enquanto estiver no banho, por exemplo.

A dica é: preste mais atenção aos hábitos relacionados com os fatores citados no texto acima. Pequenas mudanças de hábito podem significar grande mudanças na conta de eletricidade no fim do mês.

Saiba mais.

Um comentário:

  1. Aqui é Heloísa aluna do colégio castelo branco, da turma 3001, do número 11, estou aqui para perguntar se vai dar segunda chamada do teste de física na quinta-feira?
    Se não for dar, queria que me passasse um trabalho ou qualquer coisa assim, beijos aguardo uma resposta o mais rápido possível.

    ResponderExcluir