domingo, 30 de agosto de 2009

Leis da Física e Leis de trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece, no artigo 65, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança para condutores e passageiros em todas as vias do território nacional.

A função básica do cinto de segurança consiste em impedir que os corpos dos ocupantes de um veículo em movimento sejam projetados para frente, no caso de uma colisão frontal.

Isso ocorre devido a um comportamento natural de qualquer corpo, descrito pelo Primeira lei de Newton: "Todo corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele."

Essa propriedade dos corpos de resistir a alterações no movimento é chamada de inércia. Dai, a Primeira lei de Newton ser também conhecida como Princípio da Inércia.

Portanto, quando um veículo a 40km/h sofre uma colisão frontal, sua velocidade cai a zero em uma fração de segundos, mas seus ocupantes permanecem com 40km/h, sendo arremessados contra o parabrisa, no caso dos ocupantes dianteiros, e sobre os ocupantes dianteiros, no caso dos ocupantes do banco traseiro. Exceto se estiverem presos aos bancos pelos cintos de segurança.



Não é apenas uma lei de Trânsito, é uma lei da Física!

A dica é: use o cinto de segurança em todas as vias do território nacional! Não só em vias de grande circulação, mas também em vias de pouca circulação e ao percorrer pequenos trajetos.

Saiba mais: Webmotors.

Gostou? Não Gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

3 comentários:

  1. Muito interessante!!! Este artigo, que pena que nossos alunos não conseguem ver que a Física esta em nosso dia-a-dia. Um dos exemplos claros, é o trânsito.

    ResponderExcluir
  2. Seria melhor se tivesse mais exemplos. Mas gostei muito!

    ResponderExcluir