domingo, 4 de abril de 2010

Economise água, entendendo a diferença entre pressão e vazão.

O conceito de pressão está relacionado com a razão entre a aplicação de uma força sobre uma determinada área. No caso da água devemos lembrar que qualquer porção de água possui peso. Esse peso aplicado sobre determinada área gera uma pressão, conhecida como pressão hidrostática. Portanto podemos descrever a pressão hidrostática como a pressão gerada pelo peso de uma coluna d'água.

Sendo assim, nas nossas casas, a pressão da água em uma torneira só depende da distância vertical que há entre a torneira e o cano de saída da caixa d'água. 

O que quero dizer com isso é que depois da instalação hidráulica concluída, a pressão da água em cada torneira  não sofrerá alterações, a não ser pelo fato da caixa d'água estar cheia ou vazia.

Quando percebemos diferenças no fluxo de água que sai de diferentes tipos de torneiras, não é devido a pressão da água. A diferença no fluxo de água se dá devido a vazão com que a água sai de cada tipo de torneira.

A vazão é o volume de água por unidade de tempo.


O engano mais comum, para a maioria das pessoas, é achar que precisamos de muita pressão na saída de água para as tarefas domésticas (lavar as mãos, tomar banho, lavar louças ...). Na verdade o que precisamos é de um fluxo de água espalhado e uniforme, com uma vazão constante. Conseguimos isso usando torneiras que possuem os famosos arejadores de água.


A dica é: use sempre torneira com arejador. A função dos arejadores é manter o fluxo de água uniforme, dar maior conforto no uso da água, evitando respingos e economizar água, mantendo a vazão constante.

Um comentário: