domingo, 7 de junho de 2009

Penso, logo ... dou a dica.


"É claro que os gênios também se enganam. Mas a história e o ensino de ciências nunca deram nenhuma importância a isso. Nos livros didáticos estão expostos os resultados, não a maneira como foram obtidos. Nos relatos históricos fala-se apenas dos sucessos e conquistas dos nossos grandes cientistas.

Mas então os tempos mudam e percebe-se que os erros existem em grande quantidade. E esses erros formam um terreno rico e variado onde a ciência deita suas raízes e de onde capta suas forças. Ela progride levantando hipóteses: as melhores sobrevivem e as outras caem no esquecimento. E compreende-se, então, que o erro é essencial, vital, primordial. Nada se faz, nada se avança sem ele.

Este é o tema central de 'Penso, logo me engano', escrito pelo jornalista francês Jean-Pierre Lentin. É uma coletânea das mais divertidas besteiras já defendidas por nomes consagrados ..."

O trecho acima é parte do texto da "orelhinha" do excelente livro "Penso, logo me engano", de Jean-Pierre Lentin, com tradução de Marcos Bagno, lançado em 1994.

De leitura fácil e divertida, o livro nos mostra mais do desenvolvimento do pensamento científico do que os livros didáticos. "Penso, logo me engano" reaviva a frase "é errando que se aprende" e nos faz perceber que o desenvolvimento do pensamento científico não é linear e organizado como nos é apresentado nos livros didáticos, com suas fórmulas e teorias apresentadas como lampejos criativos dos grandes cientistas.

A dica é: leiam "Penso, logo me engano". Além de esclarecedor ver como, a partir dos erros, as idéias científicas vem se desenvolvendo até os nossos dias; é muito divertido olhar o passado e imaginar o que se passava pela mente dos gênios da ciência ao propor autênticas pérolas do besteirol científico.

Gostou? Não gostou? Quer outra dica? Comente este post abaixo.
O blog é atualizado aos domingos.

2 comentários:

  1. Fala aee, professor! me amarrei no texto e, concerteza, vou procurar o livro. Gostei muito do bolg e o adicionei à lista dos meus blogs favoritos.
    Um grande abraço e ótimo final de semana.
    Paz, fique com D-us

    ResponderExcluir
  2. Olá Vagner.
    Obrigado pelas palavras.
    Querendo dicas sobre algum assunto, é só escrever.
    Abç.

    ResponderExcluir